domingo, 23 de novembro de 2008

Anemia megaloblástica x Anemia ferropriva

A alimentação vegetariana, como foi dito no meu post anterior, por ser restritiva (restrição da carne vermelha e branca) pode levar à deficiências nutricionais e essas deficiências podem causar certas doenças.

Lembrando que o quadro de deficiência é um quadro raro pois é possível adquirir nutrientes necessários atráves de uma dieta balanceada, seja ela vegetariana ou onívora. Existem alguns quadros que exigem uma maior atenção, como a deficiência da vitamina B12, mas mesmo assim, a doença ocasionada por essa deficiência é raríssima.

Isto quer dizer que tanto gestantes, lactantes, crianças podem sim seguir uma dieta vegetariana, inclusive vegana, desde que a alimentação seja balanceada. Em certos casos a suplementação será necessária.



Anemia megaloblástica: Causada pela deficiência da vitamina B12.
Trata-se de uma doença na qual as hemácias do indivíduo portador adquire um tamanho exageradamente grande, de forma que a hemoglobina fica diluída. Assim, o transporte de oxigênio no organismo é comprometido.





A figura acima mostra núcleos hipersegmentados de leucócitos, caracaterístico da anemia megaloblástica.




Anemia ferropriva: Causada pela deficiência de ferro.
A anemia por deficiência de ferro pode ser de duas maneiras: anemia ferropriva e anemia não ferropriva. A primeira é ocasionada pela insuficiência na ingestão do ferro. A segunda ocorre por deficiência no transporte ou na absorção do ferro no organismo. É a anemia ferropriva que pode ser ocasionada pela dieta vegetariana se o indivíduo não mativer uma alimentação equilibrada.
Nesse distúrbio a deficiência de ferro faz com que a hemoglobina fique em uma concentração diminuída e isso ocasiona dano no transporte de oxigênio no corpo.







Bibliografia:
http://www.fisiologia.kit.net/bioquimica/mm/mm.htm
Aulas de Nutrição Humana 1
http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/html/1069/body/02.htm
http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/spanish/ency/esp_imagepages/1214.htm
http://vegetarianismo.blogs.sapo.pt/arquivo/141809.html http://www.lifespan.org/adam/spanishhealthillustratedencyclopedia/6/1455.html
http://alimentacaonainfancia.blogspot.com/2008/03/anemia-ferropriva.html

Postado por Bruna.

3 comentários:

vanessa barone disse...

Adorei a matéria.Sou ovolactovegetariana. Levo uma vida perfeita sem carnes.As vezes algumas pessoas me perguntam sobre alguns nutrientes e fico sem resposta por não ter quaisquer deficiência.
Obrigada

Unknown disse...

Essa matéria foi realmente muito boa. Sou onívora e tenho grande interesse em ser vegetariana, mas minha mãe não deixa porque fico anêmica muito fácil, mesmo comendo carne e, em geral, comidas ricas em ferro, além de ter imunidade baixa. O que posso fazer para adotar uma dieta vegetariana tranquila e sem problemas?

Anônimo disse...

Procure uma nutricionista!