segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Atletas Vegetarianos

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, existem muitos atletas vegetarianos. É verdade que podem ocorrer algumas deficiências, como de proteínas (já que as proteínas vegetais não possuem todos os aminoáciods essenciais, como dito anteriormente no blog), vitaminas, cálcio, ferro, porém basta esta dieta ser bem planejada, preferencialmente por um especialista, e bem equilibrada, que ela pode ser muito bem aplicada aos atletas.
O consumo indicado de proteínas por atletas vegetarianos é maior do que para onívoros: cerca de 1,3 a 1,8 g/kg de peso corporal, segundo a Americ Dietetic Association.
Um outro composto muito importante para os atletas seria a creatina, que forncece a energia necessária aos músculos. A creatina é sintetizada principalmente no fígado, além dos rins e do pâncreas, a partir dos aminoácidos glicina, arginina e metionina. A sua atuação se baseia na refosforilação de ADP, mantendo a concentração de ATP o mais constante possível durante a prática dos exercícios.
A creatina está presente em grandes quantidades em alimentos de origem animal, dessa forma, os atletas vegetarianos apresentam menores concentrações de creatina em seus músculos, quando comparados a indivíduos onívoros. Ao fazer uma suplementação com creatina, os vegetarianos apresentam uma melhor resposta, devido ao aumento do composto no organismo. E após a suplementação, os níveis encontram igualados aos de onívoros que também fazem suplementação.
Não encontram-se diferenças significativas nos desempenhos entre atletas onívoros e vegetarianos: não são encontradas diferenças nem na capacidade aeróbica nem de força entre eles, segundo vários estudos.
Alguns exemplos de atletas vegetarianos:

"Carl Lewis é considerado um dos atletas mais rápidos do mundo. Em 1991, bateu o recorde dos 100 metros com um tempo de 9,86 segundos. É o maior medalhista olímpico de todos os tempos. Carl Lewis é vegano."


"Dave Scott, da Universidade da Califórnia Davis, é um triatleta reconhecido como o melhor do mundo. Ele venceu o lendário Triatlon Ironman no Hawaii 4 vezes, inclusive durante 3 anos seguidos, e ninguém mais conseguiu vencer mais que uma vez. O evento consiste em provas seguidas de natação por 2,4 milhas no oceano, corrida de bicicleta por 112 milhas e, por último, uma maratona de 26,2 milhas. Dave diz que a idéia de que as pessoas, e especialmente os atletas, precisam de proteína animal, é uma "falácia ridícula". Há muitas pessoas que consideram Dave Scott o homem com o melhor preparo físico de todos os tempos. Dave Scott é vegano."


Mais alguns exemplos no site abaixo:

O artigo "Dietas vegetarianas e desempenho esportivo" fala um pouco dos benefícios de uma dieta vegetariana e prevenção de doenças, além das necessidades nutricionais dos atletas vegetarianos e de alguns compostos que podem interferir em seu desempenhos - como uma baixa ingestão energética, resultando em perda de massa muscular, carência de nutrientes, creatina, diminuição dos níveis de hormônios, ocasionando uma dificuldade em hipertrofia.
Muito interessante, confira:


Abaixo encontra-se um artigo de uma nutricionista, falando um pouco mais sobre o atleta vegetariano:
Referências:
Artigos
Postado por Camila.

3 comentários:

Ciência Brasil disse...

Esse blog está cada vez mais massa !!!

Prof. MHL
(sou vegetariano nos dias ímpares)

David disse...

E ainda tem gente que acha que creatina engorda, neste site tem varias coisas sobre creatina http://www.creatinas.com.br/creatina-engorda.html

Anônimo disse...

OK, MAS suplementos de CREATINA, DAS QUE EU VI ATÈ HOJE, SAO RETIRADAS DE CARNE ANIMAL! Qual é a vantagem em não comer carne e tomar algo tirado da carne?