quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Artigo Científico: Dieta vegetariana e níveis de colesterol e triglicérides


Como no blog ainda não foi postado nada sobre a relação da dieta vegetariana com a ingestão de lipídeos, eu sugiro que vocês leiam o artigo. O texto é muito interessante; é em português e ainda é curto.


O objetivo do estudo é a comparação dos níveis de triglicérides, de colesterol total e de lipoproteínas de baixa e de alta densidade em indivíduos onívoros (não vegetarianos) e vegetarianos. Para isso, houve a participação de 76 indivíduos, sendo que a maioria deles era vegetariana. Os vegetarianos foram divididos em três grupos: lactovegetarianos, ovolactovegetarianos e vegans (vegetarianos puros).
Concluiu-se que no grupo dos onívoros os níveis de coleterol total, de lipoproteína de baixa densidade e de triglicérides eram relativamente maiores do que nos grupos vegetarianos, sendo que, de acordo com a restrição da dieta vegetariana esse níveis decaíam, ou seja, os vegans apresentaram os menores índices. Em relação ao nível de lipoproteína de alta densidade, aquela responsável por transportar o colesterol dos tecidos para o fígado, não houve diferenças significativas entre os indivíduos onívoros e vegetarianos.




Seguem alguns trechos do artigo:
''Da mesma forma, outros estudos concluíram que indivíduos com dieta vegetariana têm menores níveis de lipídios sangüíneos, principalmente LDL e triglicérides, em relação aos que comem carne.''


''A literatura indica que a dieta vegetariana parece ter papel protetor vascular.''


''(...) os vegetarianos restritos apresentaram taxas significantemente menores que os onívoros, no que se refere a CT, LDL e TG, e proporção HDL/CT significantemente maior''





Artigo:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2007000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=pt





Postado por Bruna.



Nenhum comentário: