quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Estatísticas 2


Um levantamento feito pela revista 'Veja' mostrou que, no Brasil, a cidade Florianópolis é a que mais abriga vegetarianos: 1 em cada 7000 habitantes de Florianópolis adota a dieta vegetariana. O levantamento também mostrou que a mesma cidade é a que se apresenta mais amistosa e receptiva em relação aos vegetarianos.


Figura retirada do trabalho Vegetarianos do Brasil: consumo x produção de carne, realizado na UnB para a disciplina População e Meio Ambiente:


Consumo de carne mundial, em quilos por ano:
As pesquisas mostram que o país que mais consome carne no mundo hoje são os Estados Unidos, onde o fast-food e os excessos são muito comuns. A maior parte da dieta norte-americana é composta por generosos pedaços de carne e muita gordura. O brasil fica em terceiro lugar neste gráfico, com um consumo de cerca de 7 milhões de toneladas por ano de carne.





O trecho abaixo foi copiado do site: http://www.guiavegano.com.br/vegan/artigos/ecologia/vegetarianismo-e-fome-7.html


''Fomentar a produção de animais de corte exige gastos alarmantes quando reunimos informações a fim de minimizar os impactos globais e gerar uma melhoria no sistema compartilhado de distribuição dos alimentos. Para se ter uma idéia quantitativa do que se produz de alimentos de origem animal e vegetal, o déficit pode ser superior a 150 vezes quando comparados, por exemplo, a produção bovina com a produção de milho. Este dado é válido para uma mesma quantidade de terra (4 hectares) e mesmo intervalo de tempo de colheita ou corte (5 anos).''






O gráfico abaixo mostra que os alimentos de origem vegetal podem ofertar qualidade e quantidade nutricionais:


Os gráficos abaixo foram retirado do blog: http://alimentacao-vegetariana.blogspot.com/



A figura mostra a relação do sexo do indivíduo vegetariano e as razões que o levaram a adotar a dieta vegetariana. Percebe-se claramente, pelo gráfico, que os indivíduos utilizados na pesquisa, em sua maioria, optam pela dieta vegetariana visando melhorar a saúde.







Já o gráfico ao lado mostra a relação entre os motivos para a escolha da dieta vegetariana pelo indivíduo de acordo com sua idade. O grupo que abrange pessoas de 30 a 40 anos mais uma vez usa a saúde como ponto principal para se tornar vegetariano.






Fontes:

http://alimentacao-vegetariana.blogspot.com/
Vegetarianos no Brasil: consumo x produção de carne
http://www.guiavegano.com.br/vegan/artigos/ecologia/vegetarianismo-e-fome-7.html
http://www.michael-weidemann.com/detail_brazil_Florianopolis3578.html


Postado por Bruna.

Nenhum comentário: