sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Vegetarianismo e yoga

O yoga é uma fisolofia, uma cultura milenar que se originou na Índia Antiga há cerca de 5000 anos. A palavra yoga significa atrelar, unir, juntar. Portanto, a yoga promove a união do ser individual com o Ser Supremo, através da integração do corpo do indivíduo e de sua mente. O yoga age no indivíduo fazendo com que ele relacione seu corpo e suas emoções. Dessa forma, o indivíduo é induzido a um profundo relaxamento, tranquilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior. Ou seja, o yoga é um processo que gera o despertar, o descobrimento e a transformação no ser humano. Além do fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade proporcionados, o yoga ainda faz com que o indivíduo, através da integração corpo-mente, aja de acordo com seus pensamentos e sentimentos diante da vida.

O vegetarianismo é adotado pela maioria dos praticantes de yoga. O yogi adota o vegetarianismo como fruto de um processo de compreensão da vida, em um processo individual. Ou seja, o yogi não adota o vegetarianismo porque ele acha bonito ou porque alguém mandou, é um processo que relaciona o indivíduo com sua visão de mundo.

Alguns motivos que levam a essa adoção são: a saúde, o progresso espiritual e a ética ambiental, além do dharma. O post da Camila sobre 'razões para se tornar vegetariano' explica bem os motivos saúde e ética ambiental. O yogi leva em consideração o fato de que a dieta vegetariana está relacionada com a prevenção de doenças e, portanto, ele adere à essa prática visando maior qualidade de vida. Em relação à ética ambiental, o yogi acredita que, ingerindo carne, ele está participando, mesmo que indiretamente, de um ato de crueldade contra a natureza. Dharma significa 'aquilo que mantém unido', ou seja, é o laço que integra o corpo e a mente ao universo. Dharma é aquilo que proporciona a coesão e a harmonia do mundo. Portanto, o ato de violência contra os animais é atingir a harmonia universal. Para manter o universo coeso e harmônico, adota-se a dieta vegetariana. O motivo do progresso espiritual está relacionado com a consciência de cada indivíduo. Por exemplo, no Tibet, os budistas não são vegetarianos. Isto se deve a motivos tanto geográficos e também porque Buda prefiriu não colocar restrições aos seus monges.

A dieta vegetariana é tida como uma dieta que mantém harmonia com o dharma porque, considera-se que, quando você estende sua mão para o alimento e este foge é porque não é para ser comido. O reino vegetal parece entregar o alimento de uma forma que não se observe muito sofrimento, segundo Pedro Kupfer.





O processo de transição para o vegetarianismo é um processo delicado. Há aqueles que aderem à dieta vegetariana de repente, enquanto outros precisam ir modificando a sua dieta gradualmente. Ainda hoje os vegetarianos sofrem com a não aceitação das outras pessoas. Por ser uma dieta restritiva, existe o preconceito. Portanto, é uma decisão que requer cautela.

Porém, existe um paradoxo dentro desse contexto. Nem todos os yogi são vegetarianos. E o fato de não ser vegetariano não torna a pessoa mais ou menos elevada espiritualmente. Isto é, o vegetarianismo não é algo crucial para o progresso espiritual, mesmo porque o progesso espiritual é fruto do amadurecimento de cada um, como indivíduo. ''Adotarmos ou não o vegetarianismo é uma questão de ética, sensibilidade, desapego e preparo'', diz Pedro Kupfer.



"Ser vegetariano é viver uma vida de paz, saúde e longevidade."
Sócrates, filósofo grego





Referências bibliográficas:
http://www.yoga.pro.br
http://www.yogasite.com.br/yogasite/yoga.htm

Imagens:
http://www.modaeconsultoria.com.br/eventos/477
http://umoutropontodevista.blogspot.com/




Postado pro Bruna.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei do Post! Realmente vegetarianismo e Yoga tem tudo haver.

_/\_

Ricardo
Yoga