sábado, 22 de novembro de 2008

Artigos - benefícios e doenças prevenidas com uma dieta vegetariana

Segundo vários estudos, inclusive da American Dietetic Association and Dietitians of Canada, a dieta vegetariana é indicada para qualquer pessoa, em qualquer estágio da vida, seja na infância, adolescência, amamentação ou idade adulta.

Essa dieta, rica em carboidratos, fibras, antioxidantes (como vitaminas E, C e betacaroteno), além de reduzido consumo de ácidos graxos saturados, proporciona uma série de benefícios à saúde.

Como há um menor consumo de proteínas e uma maior ingestão de fibras, presentes em frutas, verduras, legumes e cereais, o IMC (Índice de Massa Corporal) entre os vegetarianos, costuma ser menor que de onívoros. Além disso, uma refeição rica em fibras, demora mais tempo para ser digerida e possui um volume maior que uma refeição com poucas fibras, sendo menos calórica e aumentando a sensação de saciedade. Contribuindo, assim, para prevenção e combate da obesidade.

Outros benefícios das fibras, são a diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo - ao atuar reduzindo a absorção do colesterol - e também reduzir o aumento de glicose no sangue após refeições - retardando o esvaziamento gástrico e a absorção intestinal de glicose - ajudando no controle da glicemia e insulina em pessoas com diabetes.

Um maior consumo de carboidratos também é benéfico, já que são as maiores fontes de glicose no metabolismo. Uma baixa ingestão de carboidratos, leva à hipoglicemia, compensada pela degradação de proteínas (gliconeogênese a partir de aminoácidos). Os carboidratos, então, funcionam como poupadores de proteína no organismo.

A presença de antioxidantes em alimentos como frutas, cereais e vegetais, ajudam a reduzir os radicais livres e o estresse oxidativo.Estes podem atuar modificando respostas imunes, ciclo celular, e, assim, os antioxidantes entram em ação evitando danos ao organismo. Dessa forma, os antioxidantes previnem doenças como câncer.




No artigo abaixo (escrito em inglês, mas de fácil entendimento), há alguns dos efeitos que uma dieta vegetariana causa à saúde. Enfatiza alguns dos nutrientes que podem estar carentes no vegetariano, principalmente no vegan - vitamina B12, ômega-3 e ferro - além de algumas doenças prevenidas com essa prática alimentar - câncer de mama, próstata e reto, hipertensão, obesidade, colesterol.

Confira: "Health effects of vegetarian and vegan diets"

(PS: Gente, esse artigo pode apresentar um probleminha para acessar. Mas se vcs colocarem o titulo dele no google, é o primeiro que aparece, ok?)


Já o artigo abaixo explica um pouco do mecanismo dos antioxidantes no organismo. Seguem alguns trechos:

"A vitamina E atua em nível celular, inibindo a proliferação de células musculares lisas das artérias, a agregação plaquetária, a adesão de monócitos à parede do endotélio, a captação de LDL oxidada e a produção de citocinas."
"Atualmente a vitamina C também é muito estudada no tratamento do câncer. Acredita-se que estimule o sistema imune, iniba a formação de nitrosaminas e bloqueie a ativação metabólica de carcinógenos."
"(...) Além da captação de radicais livres, estudos em cultura de células demonstram que a vitamina C pode alterar a expressão de genes envolvidos na resposta inflamatória, apoptose e diferenciação celular."

"As concentrações plasmáticas de carotenóides são bons indicadores do consumo de frutas e hortaliças; evidências epidemiológicas associam altos níveis plasmáticos de beta-caroteno e outros carotenóides com risco diminuído de câncer e doenças cardiovasculares. "

Confira:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422007000200036&lng=e&nrm=iso&tlng=e

Referências:

http://minhavida.uol.com.br/materias/alimentacao/Entenda+o+efeito+antioxidante+das+dietas.mv

Artigos.

Bioquímica Básica - Anima Marzzoco, Bayardo B. Torres. -3. ed. Guanabara Koogan - cap. 18

Figura:

Postado por Camila.

Nenhum comentário: