sábado, 22 de novembro de 2008

Deficiência de minerais no vegetarianismo

Por ser uma dieta restritiva, a alimentação vegetariana pode causar algumas deficiências nutricionais, entre elas a deficiência de eletrólitos/minerais.
OBS: Este post é complementar à postagem da Camila sobre 'Limitações Nutricionais'


FERRO:

Como foi falado pela Thaise em um post anterior, o ferro heme e o ferro não heme se diferenciam no que diz respeito à biodisponibilidade, isto é, à absorção no organismo. O ferro de origem animal é mais facilmente absorvido. Se na dieta vegetariana, mais especificadamente a dieta vegana, não houver um equilíbrio da ingestão desse micronutriente, pode ocasionar uma deficiência.


O ferro é absorvido na primeira porção do intestino delgado - o duodeno - que possui pH básico. É no duodeno que o ferro se associa a uma proteína, a apoferritina, e assim ele pode ser transportado. Quando ele se liga à essa proteína, ele forma a ferritina, que é a forma na qual o ferro é armazenado no organismo.

A maior parte do ferro é destinada para a formação da hemoglobina. A hemoglobina é uma proteína que compõe as hemácias e , portanto, é responsável pelo transporte de oxigênio no organismo. O ferro ainda é armazenado em alguns tecidos e ainda participa na composição de algumas enzimas, como os citocromos. O ferro, então, é importante no processo de produção de energia, já que está presente em enzimas que participam do processo de produção de energia.








CÁLCIO:

O cálcio é um macromineral, ou seja, ele é necessário em grandes quantidades no nosso organismo. Este eletrólito é importantíssimo para a manutenção do corpo humano. É crucial na liberação de neurotransmissores, na passagem da informação de um neurônio (célula nervosa) para outro; é componente de ossos e dentes e, portanto, está amplamente espalhado pelo corpo. O cálcio ainda participa do processo de contração muscular.



Em excesso o cálcio pode provocar cálculos renais; quando esse excesso de cálcio ocorre, o hormônio calcitonina atua, diminuindo a reabsorção do eletrólito nos ossos. Porém, sua deficiência também pode afetar fortemente o organismo do indivíduo. Como foi dito anteriormente, o cálcio participa de processos essencias à vida, como a condução de estímulos nervosos.

A glândula paratireóide mantém os níveis de cálcio sanguíneo. Os hormônios desta glândula, os paratormônios, atuam aumentando a absorção desse mineral no intestino, promovendo sua reabsorção pelos rins e mobilizando o cálcio ósseo, de forma antagônica à calcitonina

O cálcio não é produzido pelo organismo. Sua fonte é a dieta; porém, quando a ingestão de cálcio não atende as demandas fisiológicas este é retirado dos ossos.









ZINCO:

O zinco é um micromineral que atua na estabilização de proteínas ligadas ao DNA. Além disso, é um grande protetor do sistema de defesa do organismo já que atua no funcionamento adequado de linfócitos. Atua, ainda, na atividade neuronal e na memória.





A deficiência do zinco se deve a dietas restritivas, como a dieta vegana. Algumas das manifestações de sua deficiência são: dermatite, hipogonadismo e retardo no crescimento, dificuldades de cicatrização, entre outros.

O zinco participa de reações de construção e quebra de macromoléculas (carboidratos, lipídeos e proteínas) e de ácidos nucléicos (DNA e RNA).









Referências Bibliográficas:

Aulas de Nutrição Humana 1

http://drcarlosaugusto.vilabol.uol.com.br/mine.html

http://www.medicinageriatrica.com.br/2007/10/06/saude-geriatria/calcitonina/

http://www.emedix.com.br/vit/vit012_1f_zinco.php

http://www.fisiologia.kit.net/bioquimica/mm/mm.htm

Fonte das imagens:

http://www.fisiologia.kit.net/bioquimica/mm/mm.htm

http://ediel-araujo.blogspot.com/2008_02_26_archive.html
http://www.scielo.br/img/revistas/rn/v16n3/a11fig01.gif

http://www.svb.org.br/folhetos/folhetos.htm

Postado por Bruna.

Nenhum comentário: