quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Reportagem:





Esta é uma reportagem do 'Jornal de Notícias', um jornal português famoso, publicada no dia 9 de fevereiro deste ano.
A reportagem fala essencialmente de mitos sobre o vegetarianismo. Também explica o que é o vegetarianismo e como este está se disseminando em Portugal.
Além disso, traz um entrevista com Cristina Rodrigues, a diretora do site http://www.centrovegetariano.org/, um site português bem conhecido no universo vegetariano.
Obs: Para ver as imagens em tamanho ampliado é só clicar nelas.


Como a imagem não está com uma boa resolução, a reportagem segue transcrita abaixo:

8 mitos sobre o vegetarianismo
CLÁUDIA LUÍS

Saiba quantos portugueses não comem carne, onde encontrar respostas para as suas dúvidas, conheça lojas especializadas e restaurantes com ementas especiais e descubra se sempre é verdade o que se diz sobre vegetarianos.

Há 30 mil vegetarianos em Portugal. Esta foi uma das conclusões de um estudo realizado pela Nielsen, no final do ano passado, para o Centro Vegetariano, um site português dedicado a esta temática. O tempo em que ser vegetariano era visto como atitude excêntrica já lá vai. Há mais informação, mais restaurantes, mais alternativas nos restaurantes tradicionais, mais lojas, mais produtos, mais acessibilidade.

Reacções como "veg.. quê?" ou "ah... então, come fiambre" são cada vez mais localizadas. Contudo, ainda hoje persistem frases feitas, preconceitos e outros mitos sem fundamento sobre esta dieta alimentar. Com o apoio da nutricionista Florbela Mendes, a "Viva+" seleccionou as dúvidas mais frequentes sobre o vegetarianismo para esclarecer, de uma vez por todas, o que é verdade e o que é mentira. Mas, afinal, o que é ser vegetariano? Aquele que não come carne nem peixe e se alimenta, essencialmente, de vegetais, sementes e frutas é vegetariano.

Há vários tipos de vegetarianismo. Os ovo-lacto-vegetarianos não comem carne nem peixe, mas comem alimentos de origem animal, como ovos, leite, manteiga, queijo ou mel. Estima-se que estes estejam em maioria em Portugal, no que ao universo deste tipo de alimentação diz respeito. Existem também os ovo-vegetarianos e os lacto-vegetarianos, consoante retirem da sua dieta os ovos ou o leite.

Mais radicais são os veganos ou vegans que excluem da sua dieta todos os produtos de origem animal, mas também do seu guarda-roupa (vestuário e acessórios de pele animal), da sua higiene pessoal, doméstica ou cosmética (produtos testados em animais) e da sua agenda (espectáculos como circos tradicionais, idas ao jardim zoológico). Ainda assim, a dieta frutívora ou frugóvora é considerada como uma das mais extremas. Esta é a opção de quem se recusa a comer alimentos que tenham implicado a morte da planta. Os frutívoros não comem cenouras ou batatas, por exemplo, mas comem frutos e, tal como os veganos, não usam produtos que resultem do sofrimento dos animais.

O universo vegetariano é vasto. E é precisamente por isso que se torna importante não lançar autênticos mitos sobre aquilo que não se conhece.

1. Vegetarianos só comem saladas

Quem julga que tornar-se vegetariano é "eliminar" a carne e o peixe da alimentação, de facto, não irá retirar muito prazer ao comer. Mas ser vegetariano é, isso sim, "introduzir" novos alimentos e sabores na dieta. A variedade de ingredientes vegetarianos permite fazer deliciosas iguarias, das mais simples às mais sofisticadas, incluindo churrascos, feijoadas, francesinhas e assados. Basta usar a imaginação e saber onde estão os nutrientes.

2. Vegetarianos não têm uma dieta equilibrada

"É mentira: as proteínas estão espalhadas por todos os alimentos, como os cereais e as leguminosas". Lentilhas, feijão e soja são exemplos de boas fontes de proteínas. A nutricionista Florbela Mendes explica que uma dieta vegetariana variada é uma dieta equilibrada e estranha que, pelo contrário, ninguém se preocupe com o excesso de consumo de proteínas dos omnívoros.

3. As crianças têm de comer carne

"As crianças podem perfeitamente ter uma alimentação vegetariana e um crescimento saudável em simultâneo, mas cabe aos pais estar devidamente informados", diz Florbela Mendes. Se os adultos já têm a sua estrutura formada, as crianças estão em desenvolvimento, logo, necessitam de "maior quantidade de alguns nutrientes".

4. Uma grávida não pode ser vegetariana

"Pode", garante a nutricionista, desde que tenha uma alimentação variada e equilibrada. "E até pode ser vegan", acrescenta. No caso dos vegans, que excluem qualquer produto de origem animal (carne, peixe, ovos, lacticínios), então é preciso vigiar melhor as fontes de "cálcio e vitamina B12".

5. Ser vegetariano sai caro

Experimente subtrair tudo o que gastou em carne e peixe na conta do supermercado e, em vez disso, comprar legumes mais variados - verá que compensa. Além disso, hoje quase todas as lojas, de mercearias a hipermercados, têm produtos mais procurados por vegetarianos e os preços de alimentos como seitan e tofu já não são os mesmos dos praticados quando tudo isto ainda era uma novidade. 'Preços gourmet' há em todos os regimes alimentares e não apenas no vegetarianismo.

6. Não há restaurantes abertos à noite

Há duas características que têm definido os restaurantes vegetarianos. A decoração simples de um serviço self- -service e o horário apenas disponível para almoços. O cenário real já não é este: basta uma pesquisa na Internet para ver a grande quantidade de restaurantes com pratos vegetarianos abertos à noite e com decoração cuidada.

7. Vegetarianos são todos activistas

Nem são todos activistas pelos direitos dos animais e pelo Ambiente, nem são todos de Esquerda. Muitos decidem tornar-se vegetarianos por motivos de saúde e há até quem tenha motivos de ordem económica. A dieta vegetariana, rica em legumes, cereais e frutas, é conhecida pelos seus benefícios para o organismo.

8. Vegetarianos não engordam

Ninguém impede os vegetarianos de abusar de fritos ou açúcares, duas formas muito eficazes para o aumento de peso. "Se não for equilibrada, uma dieta vegetariana pode ser tão ou mais calórica do que uma dieta que inclua carne", afirma Florbela Mendes.

Referências:

http://jn.sapo.pt/vivamais/interior.aspx?content_id=922396

http://www.centrovegetariano.org/Cat-122-Not%25EDcias%2B2008.html

Postado por Bruna.

Nenhum comentário: