segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Grávidas vegetarianas


O funcionamento de um ser humano é todo modificado com a gravidez. Além de alimentar o seu próprio corpo, tem que nutrir um novo ser que está por vir e por isso o consumo calórico aumenta consideravelmente.

Tem que se tomar todos os cuidados necessários ao prosseguir com uma dieta vegetariana na gravidez, principalmente os relacionados às carências nutricionais, entre eles a carência protéica. A Dra. Leila P. Rizzo, ginecologista, explica que “o organismo da mulher deve seguir e reforçar a alimentação a que ele está habituado e que, na falta da proteína animal em sua dieta, a gestante deve se informar como obter o melhor índice de proteína vegetal para suprir esta deficiência.”

Uma dieta bem balanceada e com o acompanhamento nutricional pode-se suprir todas as carências protéicas de uma dieta vegetariana de uma grávida.

Uma dieta vegetariana potencializa a digestão dos alimentos; os rins, por conseqüência, sofrem menos, pois as proteínas animais liberam toxinas que impedem o bom funcionamento deles. A grávida vegan deve fazer suplementação de vitamina B12, já que não consome nenhum alimento de origem animal e procurar aumentar a absorção do ferro (não heme, de origem vegetal) através de alimentos que otimizem essa absorção, como a vitamina C. Sabe-se que a carência de vitamina B12 acarreta, para o feto, aumento do risco de deficiência no tubo neural durante o primeiro trimestre.


O artigo abaixo trata justamente das possíveis carências que uma grávida pode ter, e como fazer para evitá-las:

Vitamina D- sua carência na gravidez está associada ao cálcio, entretanto, com banhos de sol diários não é necessário a suplementação de vitamina D, além de não haver uma necessidade significativa de aumentar o consumo dessa vitamina na gestação.

Cálcio- consumo diário de 1000mg. É usado para a formação óssea do bebê, por isso é de extrema importância ingestão de cálcio durante a gestação.

Ferro- entre o segundo e terceiro trimestre aumenta significativamente a necessidade de consumo do ferro. A grávida vegetariana deve procurar ingerir ferro constantemente associado à vitamina C, por exemplo, que intensifica a absorção desse mineral.

Proteína- em uma mulher grávida é necessária a ingestão de 71g/dia (46g/dia é a média de uma mulher não-grávida). Deve-se procurar variar o cardápio para que não falte nenhum aminoácido essencial na dieta da pessoa.

--> ARTIGO:






Fontes:
Postado por Thaise

Um comentário:

Anônimo disse...

Sempre que faço carne de soja passo mal de gases a ponto de ter cólicas.Ja pesquisei e deram como dica deixar a carne de molho por algumas horas(ir trocando a água),para minimizar esse efeito.Fiz isso mas não adiantou.Como vcs preparam a carne?Estou fadada a não comer carne de soja?