domingo, 23 de novembro de 2008

Vegetarianismo e a prevenção da osteoporose

O que é osteoporose?

É uma doença que esta associada com o envelhecimento e a perda de nutrientes que o organismo sofre. É umas das doenças mais freqüentes, principalmente nas mulheres quando atinge a menopausa.

Caracteriza-se pela grande eliminação de cálcio pela urina ou pela presença de pouco cálcio circulante e como consequencia, tem-se a desestruturação e a diminuição da quantidade de osso, deixandao-o fragil, podendo ocorrer fraturas após traumas mínimos.

A massa óssea começa a declinar em pessoas que ultrapassam os 50 anos e a maior preocupação dessa doença é a parti do momento que começam a haver fraturas, entre elas a principal é a do fêmur.

Muitas pessoas pensam que somente a falta do cálcio é o verdadeiro culpado para que ocorra a osteoporose, entretanto este é um pensamento errôneo. Fósforo, magnésio, manganês, zinco, cobre, boro, silício,flúor, vitaminas A, C, D, B6, B12, K, ácido fólico, ácidos graxos essenciais e proteínas são nutrientes essenciais para a construção óssea e a deficiência em qualquer um deles prejudicaria a formação óssea.

O excesso de proteínas da carne e dos laticínios,que contém um alto índice de gordura, apresenta alto risco de osteoporose porque torna o sangue muito ácido. O cálcio, então, precisa ser extraído dos ossos para restaurar o equilíbrio correto. Como o cálcio do sangue é usado por todas as células do corpo para manter sua integridade, o organismo sacrifica o cálcio dos ossos para manter a homeostase.

Em 1988, a American Dietetic Association já tinha dado o seu veredicto: “...Uma considerável gama de dados científicos sugere uma relação positiva entre o estilo de vida vegetariano e a redução do risco de diversas doenças crónico-degenerativas, como a obesidade, a doença coronária, a hipertensão arterial, a diabetes e o cancro do cólon, entre outras. ... Os vegetarianos também apresentam taxas reduzidas de osteoporose, cancro de pulmão e da mama, cálculos renais e biliares e doença diverticular.”


Pesquias comprovam que "o consumo de proteínas afeta as necessidades diárias de cálcio. O seu consumo elevado acelera a eliminação do cálcio. Nesse caso, o consumo de aminoácidos sulfídricos deve ser o factor determinante, pois são mais amplamente encontrados nas proteínas animais do que nas vegetais. As pesquisas têm mostrado que o consumo excessivo de proteínas impede o corpo de reter cálcio"


É por esses motivos que uma dieta vegetariana, restrita em gorduras saturadas e por não possuir o consumo de proteínas de origem animal, acabam por preservar o organismo da osteoporose.



Artigo sobre: (em inglês)



Fontes:







Postado por Thaise

Nenhum comentário: