quinta-feira, 20 de novembro de 2008

E o colesterol?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o colesterol não é apenas um composto que faz mal à saúde - apenas o excesso dele é que pode acarretar certos prejuízos ao organismo.

O colesterol é um lipídio da família dos esteróides. Ele é fundamental para o organismo, já que participa da composição de membranas celulares, aumentando a sua rigidez e influenciando a sua permeabilidade, além de participar como precursor da biossíntese de hormônios esteróides, ácidos biliares e vitamina D.

Ele encontra-se presente apenas em alimentos de origem animal. Ovo, lacto ou ovo-lacto-vegetarianos não possuem problemas quanto à ingestão de colesterol, já que este composto encontra-se presente tanto no leite, quanto no ovo. Mas e os vegans e o não-consumo de nenhum alimento de origem animal?

Cerca de 70% do colesterol é sintetizado em nosso organismo, principalmente pelo fígado ( colesterol endógeno ). Esta síntese é regulada, ou seja, quanto maior é a ingestão de colesterol pela dieta, menor é a produção e vice-versa.

Os óleos vegetais, como o de soja, por exemplo, são óleos com ácidos graxos mono ou poliinsaturados, não possuindo colesterol. Todavia, seu aquecimento gera uma perda das insaturações, diminuindo as concentrações de ácidos graxos essenciais, ácido linolênico(ômega-3) e linoléico (ômega-6), aumentando, assim, a quantidade de saturações na cadeia carbônica, gerando ácidos graxos saturados.

Dessa forma, respondendo à pergunta acima, o corpo consegue sintetizar o colesterol a partir de ácidos graxos saturados e, consequentemente, acetil-CoA.


Em relação à sintese, vale a pena conferir o blog de colesterol!
http://painel-colesterol.blogspot.com/2008/11/metabolismo-do-colesterol.html



Outro aspesto que deve se considerar, é que em dietas vegetarianas, os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue diminuem consideravelmente, evitando várias doenças cardiovasculares, como aterosclerose ou acidentes vasculares. Isto se deve, além do fato da não ingestão de carnes, ao elevado teor de fibras na dieta, as quais contribuem para a diminuição da absorção do colesterol no intestino.

Em alimentos de origem vegetal, como frutas, cereais, óleos vegetais e legumes, há a presença de fitosteróis, que também participam da constituição das membranas celulares, porém de plantas. Esses fitosteróis também atuam inibindo a absorção do colesterol no intestino, já que há uma competição na absorção entre o colesterol e o fitosterol - outro fator benéfico da dieta vegetariana.

2 comentários:

Jaque Cintra disse...

Muito obrigada por esclarecer minha dúvida meninas!!! =]

Ismael disse...

Não existe o risco de ocorrer deficiência de colesterol em uma dieta de apenas frutas, cereais, verduras e os relacionados a esse contexto?