domingo, 19 de outubro de 2008

Tipos de Vegetarianismo




Ovo-lacto-vegetariano: não consome nenhum tipo de carne, mas inclui ovos e leite (e derivados, como queijo, iogurte etc.) em sua alimentação. Esta é a forma mais "popular" de vegetarianismo.

Lacto-vegetariano: não consome nenhum tipo de carne, mas inclui leite e derivados do leite (laticínios).
Ovo-vegetariano: não consomem nenhum tipo de carne nem leite e seus derivados, entretanto consomem ovo na sua dieta.

Vegano: os veganos excluem de sua alimentação todos os produtos de origem animal. Além de carnes, peixes, aves, laticínios (leite, manteiga, queijo, iogurte etc.), excluem ovos, mel, gelatina etc. Os veganos evitam o uso de couro, lã, seda e de outros produtos menos óbvios de origem animal, como óleos e secreções presentes em sabonetes, xampus, cosméticos, detergentes, perfumes, filmes etc.
O veganismo é mais um estilo de vida do que apenas uma opção alimentar. Esta opção é seguida como um princípio, pois é quase impossível ser 100% vegano, pois nesse caso o vegano não poderia ir ao cinema nem bater fotografias (porque no filme tem gelatina), não poderia andar de carro ou de ônibus, porque os pneus contêm produtos de origem animal, muitas vezes os bancos são de couro etc.

Vegetariano estrito: originalmente o mesmo que vegano; agora pode significar vegano ou vegetariano.
Crudivorismo: O crudivorismo é o acto de ser estrito ou completo (vegan), ou seja, o indivíduo não consome nada obtido de animais, e além disso, suas comidas não são cozidas.Nada pode ser preparado no fogo, por esse tipo de preparação causar uma incrível perda de muitos nutrientes. Não quer dizer, necessariamente, que se comam apenas alimentos crus. Existem processos de preparação que não causam essa perda de nutrientes, como a desidratação dos alimentos.A Alimentação crudívora, também chamada de Alimentação Viva ou Comida Viva, é uma forma de alimentação baseada em alimentos crus, frutos frescos e secos (hidratados), vegetais, sementes, grãos germinados e algas, ricos em enzimas e todos os nutrientes necessários para o nosso organismo. Os quais têm toda a vitalidade nutricional necessária para uma vida saudável.
Frugivorismo: Espécie de vertente do crudivorismo, esta dieta permite apenas a ingestão de
frutas e frutos. A alimentação pode ser complementada com nozes, avelãs, amêndoas e azeitonas.
(Parte deste texto foi retirado da Wikipedia, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Crudivorismo e http://www.vegetarianismo.com.br/)





** Foto e retirada de: http://govegs.blogspot.com/2008/03/vc-conhece-todos-os-tipos-de-dietas.html

Postado por Thaise.

Nenhum comentário: