quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A relação da vitamina B12 com a dieta vegetariana

A alimentação vegetariana, por ser uma prática de não ingestão de carne, pode causar certas deficiências no organismo. Isto é, da mesma forma que a dieta vegetariana traz benefícios à saúde, pode trazer também algumas complicações. Se não houver um bom equilíbrio de nutrientes na alimentação do vegetariano, o organismo pode sofrer deficiência de vitaminas, eletrólitos e proteínas.
A cianocobalamina (vitamina B12) é uma molécula de origem animal (em quantidades significativas) encontrada nas carnes (branca e vermelha), nos ovos e em leite e derivados. Em vegans (vegetarianos puros), a deficiência desta vitamina é preocupante, haja vista que nessa tendência não há ingestão de nenhum grupo de alimentos oriundo de animais. Mesmo tendo uma dieta bem planejada, existe a necessidade de suplementação da vitamina para aqueles que adotam o vegetarianismo estrito, quando submetidos a essa prática alimentar a muito tempo.
A vitamina B12 é uma molécula que atua na divisão celular, portanto no crescimento, e na formação de células sanguíneas. Além disso, a cianocobalamina ajuda a manter o sistema nervoso saudável e é importante na síntese das bases nucléicas. Atua também na formação e fluidez da Bainha de Mielina.
A deficiência dessa vitamina está relacionada com alguns problemas de saúde, entre eles problemas neurológicos e de pele, diarréia, perda de apetite, fraqueza muscular, neuropatia óptica (a perda de visão ocasionada pela combinação da deficiência da vitamina B12 com outras vitaminas e de alguns minerais, como o zinco) e a anemia megaloblástica ou perniciosa.
A anemia megaloblástica é a complicação mais conhecida quando se fala em deficiência da vitamina B12, apesar de ser um quadro clínico raro. Trata-se de um distúrbio no qual a hemácia adquire um tamanho maior que o normal, fazendo com que a hemoglobina (proteína transportadora de oxigênio) fique diluída e isso prejudica o transporte de oxigênio.
Diante das complicações causadas pela deficiência da ingestão da vitamina B12, a suplementação tem de ser feita pelos vegans. Ela ocorre de duas maneiras: intramuscular (a vitamina fica armazenada no músculo) ou sublingual (a vitamina entra na circulação e é armazenada no fígado, no músculo ou nos rins).


Figura retirada do blog:
http://ser-saudavel.blogspot.com/
Trata-se da fórmula estrutural da vitamina B12. A cianocobalamina é uma molécula muito complexa, de difícil transporte. Para sua absorção, muita energia é gasta, então o organismo a armazena.



Referências bibliográficas:
http://www.policlin.com.br/drpoli/134/
http://www.saudenarede.com.br/vitaminas/vitamina_b12.html
http://www.vegetarianismo.com.br/
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000567.htm

Postado por Bruna.

Nenhum comentário: